SOBRE BUENOS AIRES – ARGENTINA
Buenos Aires é uma das maiores cidades do mundo, uma megalópole que com os subúrbios supera os onze milhões de habitantes. É também a mais elegante e ativa de América do Sul, e a que melhor resume a variada e heterogênea essência do argentino. De moderna estrutura e dinâmica atividade, soube conservar antigas tradições e cantos entranháveis. Fascina ao visitante pelo seu ambiente, a diferente personalidade de cada um de seus bairros, a cordialidade de seu pessoal e o amplo leque de ofertas culturais e comerciais. Buenos Aires, rodeada da esplendida natureza argentina, é a grande porta cosmopolita de América do Sul.
MUSEUS DE BUENOS AIRES
Na Cidade de Buenos Aires existem 132 museus de diferentes áreas temáticas: Arte, História, Ciência e Técnica e uma grande variedade dedicados a diversos aspectos.
O TANGO E A NOITE PORTENHA
O tango surgiu a finais do século XIX da fusão de diversos ritmos que eram dançados nos ambientes de arrabalde. Nos seus começos era dançado por duplas de homens e interpretado com flauta, violão e guitarra. A flauta foi substituída posteriormente pelo bandônion que deu sua marca definitiva. Com a nostalgia e a saudade que aportaram os imigrantes, o tango foi evoluindo para dar autores e interpretes da grandeza de Astor Piazzolla e Aníbal Troilo.
No ano 2009 o tango foi inscrito na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade como tesouro intangível.
A noite portenha tem seu eixo vertebral na Avenida Corrientes, plena de cinemas, teatros, salas de espetáculos, restaurantes e pizzarias abertos até bem entrada a madrugada. A Avenida Santa Fe compartilha a animação que se acha nos centros culturais General San Martín, Borges e Recoleta, no Paseo La Plaza e em áreas recreativas e gastronômicas como Puerto Madero, Recoleta, Palermo Viejo, Palermo Hollywood, Las Cañitas, Paseo de la Infanta, Arcos del Sol e Costanera Norte.
SABORES
Cozinha argentina é internacional. Buenos Aires oferece um amplo mostruário das especialidades argentinas, com os melhores assados, as melhores carnes preparadas segundo à tradição pampeana, e é uma janela aberta à cozinhas próximas ou remotas. Existem numerosos restaurantes espanhóis e italianos, além de alemães, árabes, brasileiros, chilenos, chineses, escandinavos, gregos, indianos, ingleses, japoneses, judeus, mexicanos, suíços, tailandeses, bascos, vegetarianos, de comidas rápidas, com espetáculos e, desde logo, muitas pizzarias. Estão representadas também as cozinhas húngara, polonesa, peruana e russa. Na costa atlântica é possível também desfrutar de uma requintada gastronomia internacional.
Assado argentino. Alimento fundamental da região pampeana pelo seu grande número de reses, a seleção de pastos e a melhora das raças. O secreto de um bom assado está no corte da carne e na sábia administração do fogo.
Peixes e mariscos. Nos balneários da costa atlântica, a gastronomia é uma marca do estilo do lugar, e oferece uma ampla variedade de pratos típicos com frutos do mar. Excelentes peixes e mariscos nos restaurantes próximos ao porto pesqueiro de Mar del Plata.
Doces. “Alfajores” de Mar del Plata, bolachas dobres recheias de doce de leite e cobertas de açúcar ou chocolate.
COMPRAS - ARTESANATO
Na Cidade de Buenos Aires encontra-se artesanato de todo o país e em particular da pampa, como ourivesaria, talabartaria e couro trançado, além de agasalhos e indumentária de couro.
ANTIGUIDADES
Nos bairros de San Telmo e Recoleta encontram-se antiquários, com peças de excelente preço.
Na Plaza Dorrego é celebrada cada domingo a pitoresca e popular Féria de Antiguidades de San Pedro Telmo.
MERCADOS E FEIRAS
Na Cidade de Buenos Aires, a Feira de San Pedro Telmo é a mais popular, mas resulta também interessante o artesanato que os sábados, domingos e férias se instala no Parque Lezama e na Plaza Intendente Alvear de Recoleta. Os domingos, em Mataderos tem lugar a Feria de Artesanías y Tradiciones Argentina (Feira do Artesanato e Tradições Populares Argentinas).
Outras feiras: Mercado de las Luces, Parque Centenario, Pasaje Caminito, Plaza Manuel Belgrano, Plaza Vuelta de Rocha e Plazoleta Santa Fe.
COMÉRCIO
Na Cidade de Buenos Aires, a rua Florida e a avenida Santa Fe são as mais concorridas. A maioria das butiques mais exclusivas encontram-se no bairro Recoleta, especialmente na avenida Alvear, onde se estabeleceram as grandes marcas de luxo do mundo. Outras zonas comerciais periféricas localizam-se sobre as avenidas Cabildo (Belgrano), Mitre (Munro) e Avellaneda (Flores). Numerosas lojas do bairro Once contam com telas e indumentária a bom preço.
Nos últimos anos instalaram-se modernos centros comerciais como Galerías Pacífico (Florida e Av. Córdoba), Patio Bullrich (Av. del Libertador 750), Buenos Aires Design (Av. Pueyrredón 2501), Alto Palermo (Av. Coronel Díaz e Arenales), Abasto de Buenos Aires (Av. Corrientes 3247), Paseo Alcorta (Salguero 3172), El Solar de la Abadía (Av. Luis María Campos e Maure), Dot Baires Shopping (Vedia 3632) e outros tantos nos bairros Caballito, Liniers, Villa del Parque, Villa Devoto, Villa Lugano e na área suburbana.
ROTEIROS
PRAÇA DO CONGRESSO
Quilômetro zero das rodovias argentinas. Exibe o monumento a Los Dos Congresos e a sede do Congresso Nacional, onde funcionam as Câmaras de Senadores e de Deputados.
A Avenida de Mayo, com formosos edifícios de estilos variados, une a Casa de Governo com o Palácio do Congresso. Nesta avenida, reduto da coletividade espanhola e testemunho do Buenos Aires de princípios do século XX, encontra-se -no N° 829- o Tortoni, o mais antigo café literário da cidade que tem música de tango e jazz pela noite.
PRAÇA DE MAYO
É a antiga Praça Mayor, estabelecida por Juan de Garay ao fundar a cidade em 11 de junho de 1580.
A Praça de Mayo, testemunha dos acontecimentos históricos e cívicos mais relevantes, hoje é o cenário da atividade política e das manifestações públicas mais significativas. Está rodeada por edifícios simbólicos como o Cabildo, a Catedral e a Casa Rosada -sede da Presidência da Nação-, e no seu centro se levanta a Pirâmide de Mayo, que comemora a Revolução de Mayo de 1810.
PUERTO MADERO
Entre a "city" e o rio localiza-se Puerto Madero, que desde a época da colônia foi o maior centro exportador e importador do país, o motor de seu progresso e o primeiro lugar que viram os imigrantes que chegaram à Argentina faz mais de um século.
Os diques e antigos armazéns foram totalmente reciclados e convertidos em modernos escritórios, luxuosos restaurantes e hotéis, conformando um verdadeiro centro recreativo, gastronômico e de negócios. Suas ruas e bulevares caracterizam-se por ter nomes de reconhecidas mulheres latino-americanas.
Passeios pela Costanera Sur e sua reserva ecológica, e visitas aos buques museus Fragata Sarmiento e Corveta Uruguay ancorados nos diques.
A ZONA COMERCIAL E A CITY
A rua pedestre Florida, cujo trecho inicial está vinculado à "city" -principal centro financeiro-, oferece variados negócios e centros comerciais como as Galerias Pacífico, onde funciona o Centro Cultural Borges. Detrás da interseção com a avenida Corrientes, destacam-se a Sociedade Rural Argentina e a confeitaria Richmond, e na pedestre Lavalle, numerosos cinemas e as lojas preferidas dos moços.
A avenida Corrientes, de intensa vida noturna e um passo obrigado para quem transitam pela zona central, hospeda as salas mais tradicionais do teatro nacional, restaurantes, confeitarias e numerosas livrarias. Na sua interseção com a avenida 9 de Julio, ergue-se o Obelisco, um símbolo da cidade.
A avenida Santa Fe é também uma artéria comercial, nasce na praça San Martín onde se encontram alguns dos palacetes e hotéis mais significativos da cidade.
RECOLETA
É um dos bairros mais exclusivos de Buenos Aires, com mansões do academicismo francês que contrastam com torres de moderna arquitetura. Distingue-se pelo clima senhorial e suas ruas arborizadas, seus restaurantes, cafés, antiquários e casas de alta costura.
Lá destacam-se o Museu Nacional de Bellas Artes, a colonial Basílica de Nuestra Señora del Pilar e o complexo cultural e comercial vizinho, e o célebre cemitério onde descansam alguns dos homens e mulheres mais ilustres da história nacional.
PALERMO
É um dos bairros mais extensos e bonitos da cidade, caracterizado pelos seus parques, lagos, largas avenidas e arvoredos. Existem nele residências de grande valor arquitetônico, muitas das quais são sedes de embaixadas e museus, como os museus nacionais de Arte Decorativo e de Arte Oriental.
Este bairro tem três itinerários para visitar: Palermo de Bosques e Lagos; Palermo Chico, o Zoológico, o Jardim Botânico e o prédio ferial La Rural; e o nostálgico Palermo Viejo, mais conhecido como o Palermo de Borges e Carriego.
A afeição aos esportes hípicos se expressa no Hipódromo Argentino e nos torneios de pólo ou jogos de pato, esporte a cavalo genuinamente argentino, que oferece o Campo de Pólo Argentino. Nas imediações do hipódromo, formou-se o reduto gastronômico e de diversão noturna “Las Cañitas”.
LA BOCA
Pitoresco bairro que se formou devido o impulso da imigração, especialmente de origem italiana, acontecida entre 1880 e 1930, que imprimiu a sua fisionomia típica. Sua característica particular a constituem as casas baixas, de madeira e chapa, pintadas em cores vivas, edificadas sobre estacas ou palancas para resguardo das inundações, as calçadas desniveladas, o velho empedramento, o cemitério de barcos, os botequins e os armazéns navais, que configuram um ambiente tipicamente portuário.
Merecem a visita a Passagem Caminito, antiga via de trem convertida em rua pedestre e museu aberto para artistas e escultores argentinos, o Museu de Belas Artes de La Boca "Benito Quinquela Martín", e "La Bombonera", estádio do clube de futebol Boca Juniors, onde é imperdível o encontro com seu eterno rival River Plate.
DELTA DO PARANÁ
Tigre é ponto de partida para visitar os centos de ilhas que forma o Delta do Paraná na sua desembocadura no Rio de la Plata, onde se encontram residências, hostarias, restaurantes e clubes esportivos. A possibilidade de realizar esportes náuticos, passear pelo Mercado de Frutos ou a renovada costeira resultam também uma opção perfeita para os amantes da tranqüilidade e os viajantes inquietos.
Desde o porto fluvial de Tigre empreendem-se as excursões pelo Delta e para a ilha Martín García, reserva natural e histórica.
A Reserva da Biosfera Delta do Paraná e a Reserva Natural Otamendi são áreas de conservação da floresta ribeira, composta por salgueiros crioulos, amieiro de rio e corticeiras que alternam com matagais úmidos, e de uma abundante fauna aquática.
Uma cidade rica em cutura, desenvolvimento, educação e tecnologia.
Contatos sede Buenos Aires - Argentina:
Fone Argentina (0054) 11 6463.8228 Whatsapp Brasil (+55) 61 8151.2554
Facebook.com/UniversidadeGratis / Twitter: @universidgratis
Skype: faleconosco@centraldoaluno.com
Email: faleconosco@centraldoaluno.com
Site: www.universidadegratis.com / www.centraldoaluno.com